[Resenha] A História da Quebra dos Códigos Secretos


Título Original: The Story Of Codebreaking 

Autor: AL Cimino 

Editora: M.Books 

Páginas: 208 

Ano Lançamento: 2018 

Sinopse: 

Onde há poder, há segredos. Os tentáculos das agências de informações chegam a todos os cantos do globo e, hoje, talvez até a todos os lares. Este livro lhe dá uma boa ideia de suas práticas e seu alcance. Descubra como a rainha Maria da Escócia contrabandeou mensagens cifradas para seus cúmplices quando conspirava contra a prima Elizabeth I e os métodos usados por decifradores durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, principalmente os que elucidaram o código Enigma e interceptaram as mensagens navais japonesas antes de Pearl Harbor. Acredita-se que a pura teimosia de Alan Turing e seus colaboradores, que desvendaram o código Enigma, encurtou em dois anos a Segunda Guerra Mundial. Para decifrar um código, é preciso se colocar na mente do inimigo para sondar os pontos fortes e fracos de seu sistema. É um jogo de blefe e contrablefe. A história da quebra dos códigos secretos descreve operações ocultas, lutas pelo poder, alianças secretas e façanhas brilhantes de trabalho em equipe. Quem inventa códigos e quem os decifra são personagens extraordinários e infatigáveis. 

Impressões: 

Códigos secretos, espionagens, mensagens codificadas, tudo isso parece uma introdução aos filmes do James Bond, famoso espião dos cinemas, que participava de inúmeras missões ao redor do Mundo. Porém! Tudo isso é real, pelo menos na parte dos códigos secretos e espionagens. 

No livro “A História da Quebra dos Códigos Secretos”, Al Cimino traz toda história e inúmeros fatos à respeito da criptologia, desde os primórdios do Egito antigo até os dias de hoje com a tecnologia da informação. 

Al Cimino possui uma escrita fluída com uma pegada mais histórica partindo em um estilo jornalístico, do qual o leitor faz uma verdadeira viagem no tempo e passa a conhecer tudo sobre a história da criptografia e códigos secretos. 

Um ponto em questão que o autor logo nos primeiros capítulos explica de forma clara é que nos primórdios dos códigos secretos, eles eram utilizados entre os camponeses, muito tempo depois a criptografia foi utilizado no meio militar. 

É curioso pensar que nos tempos mais remotos, os homens utilizavam ossos de animais para transmitir determinado código para uma terceira pessoa. Hoje em dia, ao contrário de ossos e atém mesmo o papel, os militares utilizam de computadores poderosos para criar códigos e até quebrar e identificar códigos secretos dos inimigos. 

Esse é um tipo de livro que prende o leitor logo no primeiro capítulo, mostrando toda evolução através do séculos para transmitir de forma segura mensagens que poderiam mudar o destino de uma nação e mudar o rumo de toda história. 

A História da Quebra dos Códigos Secretos tem um público alvo para os leitores que gostam de livros históricos e busca por curiosidade conhecer alguns dos fatos mais importantes que mudaram inúmeros conflitos mundiais por conta da criptologia.



Comentários